Voltar as notícias
Bem Estar

Quatro grãos acessíveis que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Quem tem Diabetes sempre está em busca de uma alimentação que possa ajudar no controle da doença e grãos como a Lentilha, Feijão Preto, Ervilha e Grão-de-Bico são fortes aliados nas refeições do dia-a-dia. Eles podem ser uma excelente escolha alimentar e podem enriquecer o cardápio. Confira os benefícios de cada um deles:

Lentilha:

Consumir a leguminosa é uma alternativa nutritiva para quem deseja incrementar as refeições e economizar, a lentilha verde é rica em fibras e a vermelha tem níveis mais altos de antioxidantes.

As fibras ajudam a controlar o nível de glicemia, o que é um aspecto muito vantajoso para quem tem Diabetes, até por evitar quadros de hipoglicemia. A gelatina formada por tais fibras consegue captar a glicose vinda do processo digestivo, de modo que atrasa a absorção intestinal do carboidrato e normaliza a sua concentração no sangue, além de ajudar na dieta, pois é rica em fibras e proporciona a sensação de saciedade.

Feijão Preto:

Rico em proteína, minerais ele é fonte de fibras e suas propriedades nutricionais são eficazes no controle dos níveis de açúcar do sangue. O feijão preto também promove a saúde do coração e auxilia no processo digestivo.

Ervilha:

O consumo da ervilha natural proporciona diversos benefícios para a saúde principalmente por possuir maior teor proteico, vitaminas e minerais. Ela possui baixo índice glicêmico, anti-inflamatórios e antioxidantes. A ervilha contém Niacina, vitamina B3, que auxilia no controle dos níveis de colesterol muito importante para a prevenção de doenças cardíacas ela também reduz o teor de triglicerídeos, induzindo à redução do LDL, e aumento de HDL.

Grão de Bico:

A grão é um forte combatente da depressão leve, por ser rico em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, substância conhecida por proporcionar o bem-estar. Poderoso, ele é fonte de fibras, minerais (como o fósforo, potássio, zinco, manganês e cálcio), vitaminas do complexo B e ácido fólico.

Estudos recentes mostram que o grão de bico ajuda a reduzir os níveis de açúcar e a aumentar a sensibilidade à insulina, mas as melhorias só serão substanciais se consumido como uma porção de uma única refeição, ao invés de várias pequenas porções ao longo do dia. Experiente!